quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Aurino Teixeira... “O Livro Vivo”


Quem é esse ser que mistura versatilidade com vontade de viver?
Aprendizagem com conhecimento?
Nascido a 04 de junho de 1911 na cidade de Castro Alves, hoje prestes a completar 98 anos o senhor Aurino Azevedo Teixeira, continua em plena atividade intelectual.
Em 1990 lançou o livro “Informações históricas sobre a cidade de Castro Alves”, foi vereador, prefeito, criou e inaugurou o Ginásio São José e a Maternidade. Em 2000 a Cia. Teatral Skandalu´s realizou em sua homenagem o “Recital Poético” onde falávamos de amor, sabedoria e conhecimentos.
“O amor é a essência do bom viver, quem ama sorri pelos cantos, bebe aromas, se encanta com as estrelas e flores, cada um que fala de amor ou ama tem seu estilo próprio, pois ninguém é igual. O amor é a única paixão que se paga com a moeda que ele próprio fabrica”. E foi dessa maneira que fizemos nosso recital; cada um usando seu estilo próprio.
Levamos horas a fio escutando esse “Livro Vivo” nos falar sobre a cidade do Poeta maior, sobre pessoas que nela viveram e ainda vivem, entre tantas outras coisas que só preencheu espaços vazios, e confesso que falar sobre o senhor Aurino não é nada fácil, pois por mais que você tente, não consegue encontrar as palavras certas para defini-lo. Talvez nos fosse necessário mergulhar em vários livros para tentar passar o que ele traz na maior tranqüilidade em mente. E confesso ainda mais, jamais conseguiremos homenageá-lo da maneira que ele merece.
Não é a toa que na ALACA - Academia de Letras e Artes de Castro Alves, o senhor ocupa a cadeira de número 01.
O senhor é um iluminado, e porque não dizer um gênio?


Vanderlei Nunes Rodrigues (Zaga)

Nenhum comentário: